Noticias do grupo

O grupo de pesquisa HIDROSED, aprovou dois artigos científicos no mês de fevereiro. Os trabalhos foram orientados pelo professor Pedro Medeiros, o primeiro avalia a geometria e o volume dos pequenos reservatórios por sensoriamento remoto: 1. Assessment of the geometry and volumes of small surface water reservoirs by remote sensing in a semi-arid region with high reservoir density (DOI:https://doi.org/10.1080/02626667.2019.1566727); O segundo analisa a redução da demanda de energia para distribuição de água em uma bacia hidrográfica, através da descentralização da água: 2. Decentralized water supply by reservoir network reduces power demand for water distribution in a semi-arid basin, (DOI:https://doi.org/10.1080/02626667.2019.1566728).

 

Publicado na revista International Journal of Sediment Research, da editora Elsevier, o artigo Unpaved rural roads as source areas of sediment in a watershed of the Brazilian semi-arid region, quantifica a produção de sedimentos nas estradas rurais não pavimentadas na região semiárida brasileira. Os resultados da pesquisa contribuem para a compreensão dos processos hidrológicos e sedimentares, além de avaliar o papel das estradas não pavimentadas no balanço de sedimento em zona rurais.

O artigo intitulado From waste to resource: Cost-benefit analysis of reservoir sediment reuse for soil fertilization in a semiarid catchment,   analisa o potencial da reutilização de sedimentos em reservatórios na região semiárida como fonte de nutrientes. Os resultados da pesquisa mostraram que o reuso de sedimentos é viável  em uma rede com alta densidade de reservatórios, além de apresentar uma economia de 28% com a fertilização do solo.